Grupos Porto Editora e BertrandCírculo recebem mais de 100 autores na Feira do Livro de Lisboa
22.08.2022
 

Já pode consultar a programação completa do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora.

Entre 25 de agosto e 11 de setembro, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora acolhe mais de 120 eventos, tais como sessões de autógrafos com autores portugueses e estrangeiros, lançamentos, workshops, showcookings, tertúlias e eventos infantis. São mais de 1250 m2 com milhares de livros de centenas de autores, numa edição da Feira do Livro de Lisboa que celebra Saramago, Álvaro Magalhães, Ana Luísa Amaral e os 50 anos da Assírio & Alvim.

 

São dezenas os nomes da literatura nacional e internacional que compõem a agenda cultural dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo. De entre os nomes do panorama português, destaca-se a presença de Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Cristina Silva, Andreia Neves, Cuca Roseta, Daniel Proença de Carvalho, Francisco José Viegas, Gabriela Oliveira, José Luís Peixoto, José Maria Pimentel, Manuel Jorge Marmelo, Miguel Sousa Tavares, Pedro Cabral, Rita Nascimento, Rui Couceiro, Sérgio Godinho, Sophie Seromenho, Teolinda Gersão e Valter Hugo Mãe.

 

O Parque Eduardo VII recebe ainda a visita dos autores estrangeiros Arthur Larrue, Augusto Cury, Brigid Hampton, Cara Hunter, Dulce Regina, Eric Frattini, Irene Vallejo, José Eduardo Agualusa, Richard Zenith, Rosa Montero e Sarah Pearse.

 

ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

Ao longo das três semanas, os visitantes podem assistir aos lançamentos dos novos livros de Valter Hugo Mãe (A minha mãe é a minha filha), de Pilar del Río (A Intuição da Ilha - Os dias de José Saramago em Lanzarote), de Irene Vallejo (O Silvo do Arqueiro) e de Eric Frattini (A Conspiração para Matar Lourenço de Médicis). A obra de Ana Luísa Amaral será recordada numa homenagem à poeta. Para fechar a Feira do Livro com chave de ouro, nomes incontornáveis da literatura portuguesa e estrangeira juntam-se no evento Ler é Essencial: a tertúlia «Manifesto pela Leitura» girará em torno do Livro, dos hábitos de leitura, dos desafios e das vontades e necessidades para o futuro.

 

A PENSAR NOS MAIS NOVOS...

 

Numa edição em que se comemoram os 40 anos de vida literária de Álvaro Magalhães, o público infantojuvenil poderá participar na apresentação de duas novidades: a Carta aos Líderes do Mundo, de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva, e Como é que te posso fazer feliz? de Lucas Rodrigues, um dos maiores tiktokers nacionais conhecido como «Lucas with Strangers».

 

Destaque também para a Feirinha do Livro do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, composta pelos workshops «Um Vaso, Uma Alface», orientado por Miguel Brito, coautor do livro A Minha Horta é Biológica, e «Conta uma História e Cria as Ilustrações», com as autoras e o ilustrador da coleção Mistérios e Aventuras, Ana Valente, Isabel Moiçó e Paulo Silva, que ajudarão as crianças a criar as suas próprias histórias e desenhos. Nas manhãs de fim de semana há ainda a tradicional Hora do Conto que, pela primeira vez, será acompanhada de tradução em Língua Gestual Portuguesa.

 

 

Durante toda a duração da Feira, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora integra uma composição de grande formato da artista plástica Ana Aragão, que dá forma ao imaginário literário ao longo de mais de 200 m2, com referências a inúmeros autores dos quais se destacam José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Fernando Pessoa.

 

Os visitantes podem aproveitar para adquirir livros a preços imbatíveis, como acontece com a seleção diária de 60 Livros do Dia com 50% de desconto ou com a Hora H (promoções na última hora da Feira do Livro, de segunda a quinta-feira, com exceção do dia de abertura).

 

Toda a informação está em permanente atualização em www.autoresquenosunem.pt.