Imaginário literário de Ana Aragão no espaço dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo
11.08.2022
 

Obra da artista plástica ilustra mais de 200m2 do espaço dos grupos editoriais, numa edição que celebra Saramago, Álvaro Magalhães e os 50 anos da Assírio & Alvim.

A partir de 25 de agosto, a arte de Ana Aragão dá as boas-vindas aos visitantes do espaço dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo na 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, através de uma composição de grande formato que dá forma ao imaginário literário da artista ao longo de mais de 200 m2.

 

Esta obra de arte ao ar livre poderá ser visitada por todos até dia 11 de setembro e constitui uma homenagem inter-artes, promovendo a língua e a cultura portuguesas, com temas e motivos alusivos à literatura evocados com detalhe. Este universo literário gráfico multiplica-se em referências a autores incontornáveis (como José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Fernando Pessoa), personagens, ambientes e citações de livros, que os leitores poderão encontrar ao longo de toda a extensão da criação artística.

 

Além do mural de 50 metros junto ao jardim central do Parque Eduardo VII, a obra prolonga-se em painéis nas entradas do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora e desdobra-se em diferentes elementos decorativos que captarão a atenção dos visitantes da Feira do Livro de Lisboa, numa edição em que se assinalam também o centenário de nascimento do Nobel da Literatura José Saramago, os 50 anos de atividade editorial da Assírio & Alvim e os 40 anos de vida literária de Álvaro Magalhães.

 

O interior dos 30 pavilhões destes grupos editoriais será recheado com dezenas de milhares de livros e haverá duas áreas para acolher grande parte dos cerca de 120 eventos planeados, como sessões de autógrafos com autores nacionais e estrangeiros, lançamentos, workshops, showcookings, eventos infantis, entre outros.

 

Neste espaço que reúne leitores, escritores e livreiros sob o mote Autores que nos unem, os visitantes poderão aproveitar para adquirir livros a preços imbatíveis, como acontece com a seleção diária de 60 Livros do Dia com 50% de desconto ou com a Hora H (promoções na última hora da Feira do Livro, de segunda a quinta-feira, com exceção do dia de abertura).

 

Em breve será divulgada a agenda de eventos, bem como mais detalhes sobre a obra de Ana Aragão. Toda a informação relacionada com a presença dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo na 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa estará disponível em www.autoresquenosunem.pt.