Prémio José Mariano Gago atribuído a «Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa»
18.05.2018
 

Obra monumental do Círculo de Leitores distinguida pelo prémio criado pela Sociedade Portuguesa de Autores, que é atribuído no Dia do Autor Português, na terça-feira, 22 de maio.

 

Coordenadas pelos Professores Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco, as «Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa» foram produzidas sobre a égide da Universidade de Coimbra da Universidade Aberta e com o apoio da Fundação Gulbenkian e da Biblioteca Nacional.

 

Esta semana duas obras publicadas pelo Círculo de Leitores e pela Temas e Debates são distinguidas com dois prémios literários e uma menção honrosa. No dia 21 de novembro, a autora d’ A Cada um o seu Lugar, Irene Flunser Pimentel, recebe o prémio Máxima Ensaio 2012. Um júri constituído por Laura Torres, Maria Helena Mira Mateus, Leonor Xavier, António Carvalho e Valter Hugo Mãe selecionou esta obra publicada pela Temas e Debates. A cerimónia de entrega terá lugar, como referido, no dia 21 de novembro, pelas 19h30, no Casino de Lisboa.
No final da semana, dia 23 de novembro, pelas 17h30, em cerimónia oficial a ter lugar no Auditório Municipal da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Isabel dos Guimarães Sá, autora da biografia De princesa a rainha-velha: Leonor de Lencastre recebe Prémio A. de Almeida Fernandes 2012. O júri atribuiu ainda este ano uma Menção Honrosa à História da Vida Privada em Portugal – A Idade Média editada pelo Círculo de Leitores sob a coordenação de Bernardo Vasconcelos e Sousa e com direção de José Mattoso.
O Grupo BertrandCírculo felicita publicamente os autores distinguidos. São pequenas alegrias como esta que valorizam todo o nosso trabalho e empenho em editar com qualidade.

Sobre «As Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa»:


A maior operação científica interdisciplinar da cultura portuguesa: a história, a medicina, a gastronomia, o teatro, a geografia, o direito, a arquitetura, a física, a educação moral, a gramática, a química, a música, a dignidade humana, a engenharia, a botânica, a pintura, a poesia, a pedagogia, os relatos de viagem, a arte de navegar.

 

Uma biblioteca fundamental da língua e da cultura portuguesas. Obras marcantes cujo pioneirismo em Portugal lançou as sementes do conhecimento e da divulgação das artes e das ciências. Desde o nascimento do português, inúmeros autores deram, na nossa língua comum, importantes passos pioneiros nas várias áreas da cultura, do saber e da ciência.

 

30 volumes organizados por temáticas, 80 obras pioneiras, entre tratados, ensaios, textos poéticos, romances, peças de teatro, livros pedagógicos, trabalhos de divulgação científica.