Encerramento das inscrições para a 12.ª edição do Prémio Literário José Saramago
06.06.2022
 

Estão encerradas as candidaturas à 12.ª edição do Prémio Literário José Saramago, promovido pela Fundação Círculo de Leitores.

 

A entrada em vigor do novo modelo do galardão – que agora distingue inéditos, ao invés de livros já publicados, e oferece ao vencedor um valor pecuniário de quarenta mil euros, para além de publicação em Portugal e no Brasil e distribuição em todos os países da lusofonia –, gerou um grande interesse e permitiu um claro aumento do número de participantes. No período compreendido entre 8 de janeiro e 31 de maio deste ano, foram submetidas na plataforma www.premiojosesaramago.pt cerca de 600 candidaturas, maioritariamente oriundas de Portugal e do Brasil, tendo-se verificado também uma significativa participação de Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.


Cumprindo a vontade de José Saramago, que começou a publicar de forma regular somente aos 44 anos, o Prémio Literário José Saramago dará, mais uma vez, uma oportunidade ímpar a jovens autores de obras literárias inéditas no domínio da ficção, escritas em língua portuguesa. O novo regulamento – disponível na integra, com todas as condições de participação, desde a abertura das inscrições no site do prémio – permitirá, assim, satisfazer de forma mais fiel o propósito de José Saramago, ao estimular o surgimento de novos autores.


A seleção de obras finalistas está já a decorrer e é da responsabilidade de uma Comissão Executiva, orientada pela Presidente do Júri, Guilhermina Gomes, que verifica a regularidade formal das candidaturas recebidas e faz a leitura das obras admitidas a concurso. Integra a Comissão Executiva um Comité de Leitura, constituído, nesta edição, pelos professores universitários Joana Matos Frias, Manuel Frias Martins e Paula Cristina Costa. A escolha da obra vencedora será efetuada pelo Júri, que na presente edição, é composto por José Luís Peixoto, Prémio Literário José Saramago 2001; Gonçalo M. Tavares, Prémio Literário José Saramago 2005; Valter Hugo Mãe, Prémio Literário José Saramago 2007; João Tordo, Prémio Literário José Saramago 2009; Bruno Vieira Amaral, Prémio Literário José Saramago 2015; Pilar del Río, em representação da Fundação José Saramago; Guilhermina Gomes, em representação da Fundação Círculo de Leitores; e Nélida Piñon, Membro Honorário.

 

Um Prémio Literário para a continuidade da literatura em língua portuguesa


Instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago e pensado como instrumento para a defesa da língua, através do estímulo ao surgimento de jovens escritores, o Prémio Literário José Saramago reconheceu, desde 1999, muitos daqueles que se tornaram nos mais destacados autores de língua portuguesa das últimas duas décadas. Ao homenagear José Saramago, pretende continuar a estimular a criação literária, promovendo e valorizando o nosso património literário, através do encorajamento à criação e à publicação de novos autores no espaço da lusofonia. Quase 25 anos depois do seu surgimento, o Prémio Literário José Saramago confirmou-se como o mais importante instrumento para jovens autores da língua portuguesa. A obra vencedora desta 12.ª edição será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia em que não
seja publicada localmente. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de € 40 000,00 (quarenta mil euros). O vencedor do Prémio será anunciado em outubro de 2022, num evento público com data e local a anunciar. A entrega do Prémio ao autor da obra vencedora será efetuada no referido evento. O regulamento integral está disponível para consulta em www.premiojosesaramago.pt.

 

Sobre a Fundação Círculo de Leitores

 

A Fundação Círculo de Leitores existe desde 1995 e tem como fins a divulgação da cultura escrita e do vasto património literário português, o fomento dos hábitos individuais e sociais de leitura e a promoção de um melhor conhecimento e uso, oral e escrito, da língua portuguesa. Com vista à prossecução dos seus fins, a Fundação exerce atividades de natureza e interesse cultural, das quais se destacam a edição da revista LER, destinada à divulgação da literatura e dos autores portugueses e estrangeiros, e a iniciativa bienal do Prémio Literário José Saramago, que celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura em 1998 ao escritor português com o reconhecimento de uma obra no domínio da ficção, redigida em língua portuguesa, por autor com idade não superior a 40 anos. À Fundação Círculo de Leitores são reconhecidos o Estatuto de Utilidade Pública e o Estatuto de Manifesto Interesse Cultural pelo Estado Português.

 

Sobre a Fundação José Saramago


A Fundação José Saramago nasceu porque uns quantos homens e mulheres de diferentes países decidiram um dia que não podiam deixar sobre os ombros de um só homem, o escritor José Saramago, a bagagem que ele havia acumulado ao longo de tantos anos, os pensamentos pensados e vividos, as palavras que cada dia se empenham em sair das páginas dos livros para se instalarem em universos pessoais e serem bússolas para tantos, a ação cívica e política de alguém que, sendo de letras e sem deixar de o ser, transcendeu o âmbito literário para se converter numa referência moral em todo o mundo. Por isso, para que José Saramago pudesse continuar a ser o mesmo, soubemos que tínhamos a obrigação ética de criar a Fundação José Saramago e assim, dando abrigo ao homem, aumentarmos o tempo do escritor, sermos também a sua casa, o lugar onde as ideias se mantêm, o pensamento crítico se aperfeiçoa, a beleza se expande, o rigor e a harmonia convivem. Não necessitamos, para intervir e ser, de autorizações nem de permissões de ninguém, basta-nos saber que somos humanos e que queremos contribuir para o processo de humanização de que um mundo em permanente processo de desumanização necessita. Perante a nossa insistência, José Saramago indicou o caminho. Temos a nossa Declaração de Princípios. Somos o que diz o papel que José Saramago assinou em Lisboa em 29 de junho de 2007. Somos a Fundação José Saramago.