Rentrée editorial conta com a publicação de quase 100 livros entre setembro e o final do ano
01.09.2020
 

Daniel Kehlmann, Aquilino Ribeiro, Dan Brown, Adriano Freire, Robert Jordan, Jeffrey Archer, Stephen King, Margaret Atwood, Anne Applebaum, Irene Vallejo, Stephen Hawking, Gustavo Santos, Marie Kondo, Bel Olid, Robin Sharma, Gabriela Oliveira, Jo Pratt, Mario Vargas Llosa, Susan Sontag, João Luís Barrero Guimarães, José Tolentino Mendonça, Irene Flunser Pimentel, Thomas Piketty, António Marujo, David Attenborough, António Damásio, Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco, José Pedro Paiva, Pedro Andersson, Paulo Azevedo, Pedro Strecht e Teresa Guilherme entre os autores publicados até ao final do ano pelo Grupo BertrandCírculo

O Grupo BertrandCírculo, composto pela Bertrand, Quetzal, Temas e Debates, Círculo de Leitores, Contraponto, Pergaminho, ArtePlural, GestãoPlus, Verso de Kapa e 11x17, apresenta os maiores destaques com publicação até ao final do ano.

 

Bertrand Editora

 

A área da ficção da Bertrand abre a rentrée com a publicação de Tyll – O Rei, o Cozinheiro e o Bobo, de Daniel Kehlmann, finalista do International Booker Prize de 2020. Um romance monumental sobre Tyll, uma lenda do folclore medieval alemão, numa invulgar fusão entre a ficção histórica, o picaresco e o realismo mágico. Não posso ser quem somos? – Identidades e estratégia política da esquerda, de Andrea Peniche, Bruno Sena Martins, Cristina Roldão e Francisco Louçã, é uma das novidades da área da não ficção. Neste livro, os autores abordam a discussão em torno das chamadas “políticas identitárias”, baseando-se na experiência e nos debates dos movimentos sociais das últimas décadas. O fracasso da política e o apelo sedutor do autoritarismo são o ponto de partida para O Crepúsculo da Democracia, o novo livro de Anne Applebaum sobre o ataque às democracias liberais em todo o mundo e sobre o avanço do autoritarismo. De França ao Tibete, Sylvain Tesson leva-nos por uma viagem através dos locais que a Natureza reclamou para si, no seu livro A Pantera-das-Neves, vencedor do Prémio Renaudot 2019.

Em outubro, chega uma nova edição de O Dragão Renascido – A Roda do Tempo, o terceiro livro da saga de Robert Jordan. Bela, de Ana Cristina Silva, um romance psicológico envolvente, arrebatador e original que narra as paixões, os desencontros, os reveses e a força criativa de Florbela Espanca, cuja vida terminou cedo demais, mas cuja obra perdura, é também novidade na área da ficção da Bertrand. O Infinito num Junco, de Irene Vallejo, é a grande novidade da não ficção da Bertrand. O livro mais vendido em Espanha durante o confinamento, narra a viagem pela vida do livro e de todos quanto o preservaram ao longo dos últimos trinta séculos – obrigatório para os apaixonados pelos livros e pela leitura.

Para preparar o final de ano, chega O Instituto, de Stephen King, um mundo onde os bons nem sempre ganham; a estreia do detetive William Warwick, destinado a tornar-se um dos grandes legados de Jeffrey Archer, na obra Quem Não Arrisca; e Órix e Crex assinala o regresso de Margaret Atwood, que nos apresenta um mundo novo, habitado por personagens que não nos deixarão assim que terminado o último capítulo. Na área da não ficção da Bertrand, Buracos Negros tem por base a intervenção do brilhante físico teórico Stephen Hawking nas palestras Reith, em 2016; A China já Ganhou?, de Kishore Mahbubani, é “o melhor livro de geoestratégia publicado em 2020 sobre o novo mundo, a China e os Estados Unidos da América”, segundo Paulo Portas; e da autoria de Pedro Pinto, subdiretor de informação da TVI, chega-nos Conversas Globais, uma abordagem ao futuro da economia global por alguns dos maiores pensadores do panorama político e económico nacional.

Entre a rentrée e o final do ano, a Bertrand Editora publicará ainda Eneida de Virgílio, com tradução de Luís M. G. Cerqueira, Cristina Abranches Guerreiro e Ana Alexandra Alves de Sousa; Uma Luz ao Longe, de Aquilino Ribeiro; Contos de Grimm para Todas as Idades, de Philip Pullman. Na não ficção, os leitores contarão com Adolfo Kaminsky: O Falsificador, de Sarah Kaminsky; Estratégia, de Adriano Freire; Mulheres sem Medo: 150 anos de luta pela liberdade, igualdade, sororidade, de Marta Breen e Jenny Jordahl; e O Inocente, de John Grisham.

 

Bertrand Editora – Infantojuvenil

 

A rentrée para os mais novos é marcada pela publicação mundial de A Sinfonia dos Animais, o primeiro livro infantojuvenil de Dan Brown, que conta com músicas exclusivas compostas pelo autor. Com ilustrações de Susan Batori, este livro acompanha a história do Maestro Rato que está a preparar uma grandiosa surpresa sinfónica. À medida que se folheiam as páginas, é possível ouvir as 21 melodias criadas por Dan Brown a partir de uma aplicação para o smartphone que pode ser descarregada gratuitamente. Ainda em setembro, os pequenos leitores são convidados a dar um passeio com a Peppa: Um Dia Fantástico com a Peppa, de Neville Astley e Mark Baker, conta com 12 ímanes que ajudam a criar mais uma maravilhosa história com a Porquinha Peppa. Nesse mês, chegará também Eu Sou a Ágata, a estreia de Anna Pignataro em Portugal. Conheça Ágata, uma nova personagem encantadora por quem nos apaixonamos imediatamente. As suas histórias ensinam que nunca devemos deixar de ser nós próprios. No final do mês, serão publicados os primeiros livros da coleção Lobito Azul, da autoria de Daniel Picouly e Frédéric Pillot. O Lobito Azul Não Quer ir Para a Cama! e O Lobito Azul Quer um Penico com Rodinhas serão a melhor companhia para as crianças.

Em outubro, será publicado mais um volume da coleção Mortina, que se tornou um sucesso a nível internacional e que está já traduzida para 23 idiomas. Em Mortina e o Namorado Fantasma, a Mortina quer muito descobrir o misterioso rapaz-fantasma que anda a tentar entrar no Casarão Decadente há dias. De Shel Silverstein, chegará O Pedaço que Falta Encontra o Grande O, um livro para todas as idades: poético, profundo, divertido e tocante, por um dos autores norte-americanos mais respeitados e adorados até aos dias de hoje. Ainda em outubro, será publicado o primeiro volume de A Toupeirinha, com Abre a Porta, Toupeirinha!, de Orianne Lallemand e Claire Frossard, que acompanha um grande mistério sobre quem está a bater à porta da Toupeirinha e aborda o tema da solidariedade; dois volumes da coleção As Primeiras Imagens, que propõe livros em cartão, com cantos arredondados e capas almofadadas, sobre os temas preferidos de toda a família. É Hora do Banho! e É Hora de Comer! apresentam 14 objetos em cores vibrantes e num traço amoroso, resultando em excelentes «primeiros dicionários visuais» para bebés a partir dos 18 meses. Por fim, chegará o tão aguardado O Regresso da Telma, o Unicórnio. De Aaron Blabey, este segundo volume sobre a Telma desvenda o mistério deixado em aberto em Telma, o Unicórnio.

Novembro recebe duas visitas recorrentes: chegarão novos volumes de A Toupeirinha e da Porquinha Peppa, que deixarão os mais novos radiantes com novas aventuras. Feliz Natal, Toupeirinha e A Peppa Vai Dançar serão a melhor companhia para este outono. Fechando o mês, Lara Hawthorne publica Tesouros Escondidos. Do Espaço às profundezas do oceano, da selva à savana, do Antigo Egito a uma cidade moderna, há mais de 300 tesouros escondidos no livro à espera de serem descobertos. E ainda Síul, Epilif e o Grande Zigomático, escrito por Nuno Artur Silva e ilustrado por Pierre Pratt. Um livro sobre o que nos faz rir e o que move a nossa curiosidade; os pequenos truques dos mágicos com nomes ao contrário e a grande ilusão do Universo. Mais que tudo, é uma história sobre a mais valiosa das magias: a amizade.

 

Temas e Debates

 

A Temas e Debates estreia-se na rentrée 2020 com Holocausto, uma investigação detalhada da conceituada historiadora Irene Flunser Pimentel. Se este é um dos temas mais estudados a nível mundial, continua a não ser muito abordado em Portugal e persistem várias confusões e lugares-comuns sobre o assunto – o tema ficou submerso num limbo, para onde Salazar o conseguiu remeter, com a sua política de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial e com o seu regime ditatorial. Este livro contribui para um conhecimento maior do Holocausto, e também do papel de Portugal face a esse terrível acontecimento.

No mês de outubro, será publicado Capital e Ideologia, de Thomas Piketty. Este livro começa onde terminou O Capital no Século XXI  e revela como a desigualdade foi aumentando –  no passado e no presente, tanto no Ocidente como no resto do mundo. Rica em factos, esta admirável obra de um dos pensadores mais influentes da atualidade é uma leitura obrigatória para todos os que se debatem com os dilemas do presente. História Global de Portugal, com a participação de vários historiadores e a direção de Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva, é um livro que pretende oferecer um conhecimento crítico da história do nosso país, em que Portugal é o resultado de incontáveis dinâmicas de diálogo e de choque com outros lugares. Nesta síntese inovadora, encontramos uma visão aberta do nosso lugar no mundo. O Equilíbrio do Poder, de Daron Acemoglu e James A. Robinson – autores do bestseller internacional Porque Falham as Nações –, é uma obra crucial que responde à pergunta «Porque floresce a liberdade em alguns Estados mas é presa do autoritarismo e da anarquia noutros?», e que nos explica como podemos preservar a liberdade, apesar das novas ameaças que pesam sobre ela.

Em novembro, de um dos mais famosos neurocientistas a nível mundial, António Damásio, chega o novo, sucinto e luminoso livro, totalmente dedicado à investigação sobre o fenómeno da consciência. Sentir e Saber – Um Manifesto sobre a Consciência é um guia indispensável para a compreensão da consciência, a capacidade humana fundamental para informar – e transformar – a experiência do mundo à nossa volta e a perceção e o lugar que nele ocupamos. Um livro brilhante que é, sem dúvida, um presente que o autor oferece aos seus inumeráveis leitores.

No último trimestre do ano, a Temas e Debates vai publicar ainda O Futuro que Escolhermos, de Christiana Figueres e Tom Rivett-Carnac; O Código da Criatividade, de Marcus du Sautoy; A Vertigem do Cosmos, de Trịnh Xuân Thuận; A Caixa de Correio de Nossa Senhora, de António Marujo; A História Contemplativa, de José Mattoso; e Uma Vida no Nosso Planeta, de David Attenborough.

 

Círculo de Leitores

 

Entre setembro e novembro, a Círculo de Leitores contará com três grandes novidades. Desde o início do século xxi, fruto da moderna globalização e de um mundo cada vez mais interligado, desenvolveu-se uma nova abordagem e uma nova disciplina da História: a História global. Nesta nova forma de olhar a história, os povos, os países, as regiões e as cidades já não são vistos isoladamente nas suas fronteiras, estando, pelo contrário, conectados entre si por mútuas influências culturais, políticas, institucionais, económicas, demográficas, biológicas, entre muitas outras coisas. História Global de Portugal, a primeira síntese historiográfica em Portugal à luz da nova corrente da História Global, com direção de Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva.

Será ainda publicado o thriller Luz Negra, de Lisa Gardner, autora bestseller que já vendeu mais de 22 milhões de livros em todo o mundo. Neste livro exclusivo, conta a história de Flora Dane, que passou 472 dias enclausurada dentro de uma caixa de madeira, num abismo de trevas, à mercê de um louco.

Chegará ainda o livro O Essencial da História do Mundo, de Bassir Amiri, inserido na coleção O Essencial, de três volumes, onde se incluem O Essencial da Medicina e O Essencial da Ciência. Esta coleção proporciona um manancial de informação concisa e acessível, contendo os saberes essenciais – o que temos mesmo de saber, e não só – sobre o tema de fundo de cada volume. O Essencial da História do Mundo responde a inúmeras perguntas: desde os grandes impérios da Antiguidade à queda da URSS, da Europa de Carlos Magno à China do século xix, passando pela fundação dos Estados Unidos e pelo longo caminho para as independências africanas, convida-nos para uma viagem pelos séculos afora, analisando a evolução das grandes civilizações, a crescente importância da Índia, do Irão, da Rússia e do Brasil, e decifrando a nova ordem do mundo que hoje se desenha.

 

Quetzal

 

Setembro na Quetzal Editores marca o regresso de Mario Vargas Llosa aos temas latino-americanos, com Tempos Duros, um thriller histórico e político ambientado na Guatemala, em 1954, quando o golpe militar encabeçado por Carlos Castillo Armas, e apoiado pelos Estados Unidos através da CIA, provoca a queda do governo reformista de Jacobo Árbenz. A viagem pelo continente americano continua com Paul Theroux, que nos leva ao México, a terra de todas as aventuras e de todos os sonhos. Em Na Planície das Serpentes, Theroux redescobre um país grandioso e cheio de história, que fascina várias gerações. Com Ramalho Ortigão, seguimos Pela Terra Alheia [da coleção Terra Incógnita] de Espanha à Argentina, à França, à Alemanha e a Itália. Este livro condensa, num só volume, os dois tomos da edição original, que reúne textos escritos entre 1867 e 1910. Os livros de Ramalho Ortigão inventaram a moderna literatura portuguesa de viagens, emprestando-lhe cosmopolitismo, alegria e luxúria – e um picante de humor e ironia que só Ramalho pôde conhecer. Mês de começos, setembro dá ainda continuidade à Agenda Literária Quetzal, com organização de Helena Vasconcelos. Uma tradição que vem para ficar.

Outubro traz aquele que foi considerado pelo júri do Prémio Herralde como «o novo grande romance latino-americano», na senda de Rayuela, Paradiso, Cem Anos de Solidão ou 2666. A Nossa Parte da Noite é um romance total e deslumbrante que consagra Mariana Enríquez como uma escritora fundamental das letras latino-americanas do século XXI. A nova edição de Outras Inquirições, de Jorge Luis Borges, a publicação do grande romance histórico de Susan Sontag, O Amante do Vulcão, e as 16 lições meditativas, embora práticas, que Erling Kagge conduz em Filosofia para Exploradores Polares fecham um grande mês que inclui ainda o novo livro de poesia do cada vez mais internacional João Luís Barreto Guimarães, Movimento.

Novembro convida a Rezar de Olhos Abertos, com José Tolentino Mendonça. Este é um livro pensado não como um livro sobre a oração, mas como um caderno de práticas da oração, reunindo um conjunto de orações que José Tolentino Mendonça foi escrevendo ao longo do tempo. Orações para o nosso tempo, para a nossa perturbação, para a nossa vida. Todas elas podem ser lidas e escutadas em silêncio. De olhos abertos. Latim do Zero a Vergílio em 50 Lições, de Frederico Lourenço, mostra como é fácil, simples e atraente a aprendizagem do Latim (a partir do zero). Este é um instrumento fundamental para levar leitores e leitoras de língua a sentir o prazer inigualável de ler, no original, o melhor que existe na língua latina. Passo a passo, do zero a Vergílio. Com Amada, José Riço Direitinho aprofunda os temas de O Escuro que te Ilumina – com um cenário pós-apocalíptico, que recupera o personagem solitário, agora com 85 anos, enquanto espera o momento da eutanásia. E, nesse contexto, a Quetzal Editora publica também Um Crime de Solidão, Sobre o Suicídio, de Andrew Solomon. Trata- se de uma reflexão sobre o suicídio em nove vibrantes e comoventes textos. O ano editorial fecha com um registo de nostalgia, patrocinado por Pedro Pinto. As Motos da Nossa Vida. As motorizadas que marcaram Portugal é um livro ilustrado sobre a saudade das velhas Quimera Alma, Pancho, Casal Carina, Sachs V5, Vilar Cucciolo, Famel Foguete, Casal 287. Motos da idade de ouro das 50CC fabricadas em Portugal, que ganharam um lugar na nossa memória e na nossa vida. Para milhares de nostálgicos.

 

Contraponto

 

No último trimestre do ano, será publicada pela Contraponto a biografia de Marquês de Pombal por que tanto se esperava, De Quase Nada a Quase Rei – Biografia de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, da autoria de Pedro Sena-Lino. Contas-Poupança – Vença a Crise com Inteligência e Aprenda Tudo Sobre os Seus Direitos é o novo livro de Pedro Andersson, autor do programa líder de audiências da SIC, com o mesmo nome, com importantes dicas para reagir a situações de crise e conseguir pagar as suas contas ou recuperar a saúde das suas finanças. Com prefácio de José Mourinho, Não Há Impossíveis é o novo livro de Paulo Azevedo. Nascido sem mãos e sem pernas, Paulo Azevedo conta neste livro os seus medos, as suas angústias, os seus erros, mas também os seus heróis e todos os momentos decisivos que lhe permitiram perceber qual o seu papel no mundo e encontrar o seu caminho. Da autoria de Luís Fernando, e tendo como ponto de partida um acontecimento altamente traumático, A Melhor Coisa Que Me Aconteceu demonstra que, trabalhando-nos a nós próprios, podemos ir ao encontro dos nossos sonhos.

Em outubro, chega às livrarias Ave-Marias – Todas as Mulheres Sem Rosto da Bíblia, de Hernâni Carvalho, em que o autor analisa o papel da mulher tendo como ponto de partida aquele que é o texto fundamental em que se baseia a nossa cultura ocidental: a Bíblia. A Ascensão e Queda dos Dinossauros – Uma nova história de um mundo perdido é o novo livro de uma das mais brilhantes figuras da paleontologia da atualidade, Steve Brusatte. Repleto de factos científicos, contém ainda histórias entusiasmantes e divertidas vividas pelo autor no seu trabalho de campo um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. Noutro campo, o pedopsiquiatra Pedro Strecht reflete em O Corpo é que Paga – A Saúde Física e Mental dos Nossos Filhos, o seu novo livro, sobre a relação conflituosa entre o corpo e a mente, numa época cada vez mais dominada pela imagem e pela exposição.

A terminar o ano, chega às livrarias um livro sobre as experiências de Teresa Guilherme em mais de trinta anos de televisão, com histórias que a apresentadora e produtora quer recordar para sempre e que o vão levar a entrar na televisão pela porta dos artistas. O Avesso do Direto – Segredos de Bastidores de Trinta Anos de Televisão, conta com o prefácio de Manuel Luís Goucha.

Até ao final do ano, a Contraponto anunciará a publicação de outras novidades.

 

Arteplural

 

A Arteplural inicia setembro com a agenda que Paulo Coelho preparou para o ano de 2021. Encontros 2021 compila algumas das melhores frases do autor ao longo de páginas alegres, numa calendarização semanal inspiradora. Também este mês chega às livrarias Vegetariano com Peixe, de Jo Pratt, um livro com deliciosas receitas para vegetarianos em part-time que não resistem a um peixe fresquinho.

Em outubro, uma boa notícia para os seguidores da autora de cozinha vegetariana mais vendida em Portugal: Gabriela Oliveira está de regresso com um novo livro, Cozinha Vegetariana: Doces e Sobremesas, uma obra com mais de 100 receitas deliciosas, saudáveis, 100% vegetais e com opção sem glúten. E, nesse mês, mais uma surpresa para os vegetarianos ou para aqueles que querem reduzir o consumo de proteína animal: Sushi Modoki – Mais de 50 receitas de sushi vegan, a arte milenar do sushi pode perfeitamente incorporar o regime vegetariano e, há quem diga, fica ainda melhor sem peixe.

No mês de novembro, a Arteplural publica Receitas para Um Mundo Melhor, de Johan Rockström, Victoria Bignet e Malin Landqvist, um livro repleto de receitas de pratos deliciosos, de origem sustentável, e sobre formas de evitar o desperdício e a poluição – é possível mudar o mundo… um prato de cada vez.

 

Pergaminho

 

A Pergaminho abre a rentrée literária com o lançamento de Reencontra-te, o tão aguardado novo livro de Gustavo Santos, o autor de desenvolvimento pessoal de maior sucesso no nosso país. Nesta obra, Gustavo Santos partilha com o leitor a história do percurso que fez até redescobrir as suas raízes, num processo de fé, perdão e autodescoberta – um livro que é uma verdadeira história de amor: amor à família, à natureza e amor-próprio. No mesmo mês, chega às livrarias o novo trabalho de Marie Kondo, a guru da arrumação mais respeitada em todo o mundo, com coautoria de Scott Sonenshein. Crie Alegria no Seu Trabalho mostra-lhe como aplicar o famoso método KonMari, de eficácia testada em dezenas de lares por todo o mundo, para organizar a sua vida profissional.

Em outubro, será publicado F*der – Do que (não) falamos quando falamos de sexo sexualidades, da autora catalã Bel Olid, um livro que tem por missão descomplicar a sexualidade: ataca mitos, preconceitos, vergonhas e ideias falsas mas profundamente arreigadas, permitindo-nos aprender como descobrir o que realmente desejamos e como concretizar esse desejo. O Maior Líder da História é o novo volume da saga do pensador Marco Polo, protagonista dos bestsellers de Augusto Cury. Neste novo livro, o autor de língua portuguesa mais lido do mundo apresenta-nos segredos transformadores da gestão da emoção. No mês de novembro, chega às livrarias Os Números dos Anjos, de Kyle Gray, onde o autor médium de maior sucesso do Reino Unido explica uma forma inovadora que os anjos encontraram para nos comunicar as suas mensagens de conforto e orientação: os números.

Até ao final de 2020, a Pergaminho vai publicar ainda 30 Dias para Mudar de Vida, de Marc Reklau; Regras de Ouro do Feng Shui, de Yuchiku Rinoie; Como Sofrer – Em 10 Passos Fáceis, de William H. Arntz; Feitiços, de Kiera Fogg; e Energia, de Jo Salter.

 

11x17

 

A 11x17, a coleção de livros mais bem-sucedida em Portugal, disponibilizará vários títulos de grandes autores de reconhecimento internacional: em setembro, serão publicados Fim de Turno, o último livro da trilogia de Sr. Mercedes, de Stephen King; O Homem Mais Inteligente da História, uma jornada épica de Marco Polo, um cientista ateu, para desvendar a mente fascinante de Jesus, de Augusto Cury; e Curar as Cinco Feridas, o livro de Lise Bourbeau, que mostra como ultrapassar a rejeição, o abandono, a humilhação, a traição e a injustiça. Em outubro, é publicado Ato de Guerra, um dos melhores livros de Brad Thor, de acordo com o Washington Post; e Como Jogar o Jogo da Vida, de Florence Scovel Shinn, que desvenda o espantoso poder da mente na criação de sucesso. Por último, em novembro chegarão às livrarias Tu És Aquilo Que Pensas, um pequeno tratado do poder do pensamento, de James Allen; e Guia Completo dos Chacras, de Andrea Judith, sobre como despertar e curar o corpo energético.

 

 

Com livros para todos os gostos e idades, o Grupo BertrandCírculo publica quase uma centena de livros nos últimos meses do ano. É Tempo para Ler.